O véu se rasgou

E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;

O véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo, precisamente no momento em que Jesus morreu!
Afinal qual é a “importância” do véu se ter rasgado?

Primeiro vamos entender o que significava o véu, a sua simbologia, para perceber a razão pela qual a simbologia do mesmo se ter rasgado ser tão importante

.O véu:
Segundo os escritos de Josefo (um historiador do Sec. I), podemos supor que esse véu tinha mais ou menos 18 metros de altura. Josefo também nos diz que o véu tinha 12 cm de espessura, e que cavalos a puxar o véu dos dois lados não podiam parti-lo.

Finalidade do véu:
Este véu tinha um único propósito que era separar o Santo dos Santos (a “habitação terrena” da presença de Deus) do resto do Templo onde os homens habitavam. Apenas o Sumo Sacerdote tinha a permissão de passar pelo véu uma vez por ano (Êxodo 30:10; Hebreus 9:7), de entrar na presença de Deus representando Israel e de fazer expiação pelos seus pecados (Levítico 16).
Isso significava: homem separado de Deus pelo pecado (Isaías 59:1-2).

Importância do véu se ter rasgado (simbologia):
Ao o véu se rasgar no momento da morte de Jesus Cristo nos mostra que a justiça de Deus se concretizou na morte do seu filho, pois somente Sua  morte serviu como uma expiação suficiente pelos pecados para sempre. Significa que o caminho para Deus estava aberto para todas as pessoas, em todos os tempos, tanto aos judeus quanto aos gentios. Que a justiça foi feita, que o homem tem agora a possibilidade de se apresentar diante da presença de Deus, receber Seu perdão e regozijar-se no Seu amor.

Resumindo:
O véu se rasgou, a presença de Deus não ficou “somente disponível” para um homem, mas sim para toda a humanidade. Ficou a critério de cada um ir ou não na presença de Deus… obter o perdão dos seus pecados.

Obs.:
Apesar de Deus estar disponível para todos, nós temos que ir á Sua presença, arrepender-nos de nossos pecados e seguir Seus caminhos.
Todos temos o direito de “ir ter com Deus” mas também temos a escolha mais importante da nossa vida em nossas mãos: Ir ter com Deus e viver a eternidade com Ele no céu, ou ir viver a eternidade no inferno.
E você quer caminhar para o céu? Ou para o inferno?



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google Analytics Alternative