Os misericordiosos alcançarão misericórdia

Mateus 5:7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

A quinta das bem-aventuranças proferidas por Jesus.

Numa visão superficial do versículo poderíamos concluir: faz o bem (boas obras) e recebe o bem (bênçãos de Deus). Mas esta definição está longe de ser a verdadeira definição.

Misericórdia:
A misericórdia não é uma virtude natural do homem. O homem é por natureza mau, cruel, egoísta, vingativo, incapaz de exercer uma misericórdia verdadeira.
De entre os ouvintes de Jesus estariam alguns romanos e demais gentios mas na sua maioria judeus, que se acreditavam superiores a todos os demais, mas falando em misericórdia em pouco ou nada eram melhores que os próprios romanos. Para os romanos a misericórdia era um sinal de fraqueza e cobardia, uma doença da alma.



Primeiro temos que entender que misericórdia é um atributo de Deus, Deus é misericordioso, e que nós só podemos ser realmente misericordiosos se essa misericórdia for "escrita" em nós por Deus através do seu Espírito Santo.
Lucas 6:36
Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

A misericórdia não é piedade -dar uma esmola a um pedinte sem amor, por tradição ou bom costume-, não é misericórdia.

A misericórdia é "entrar" no coração de outrem -sem ter em conta suas virtudes ou defeitos- e "ver", sentir sua dor ou necessidade e fazer tudo ao seu alcance para satisfazer essa necessidade, sem esperar nada em troca por isso.
Para alguém ser misericordioso é necessário também sentir o amor pelo próximo, sem esse amor não existe misericórdia verdadeira.

Eu comparo a misericórdia ao amor incondicional de uma mãe. Ela não olha a qualidades ou defeitos do seu filho, se ele sente fome ou sede tudo fará para o saciar, se tem frio tira seu próprio abrigo para lho entregar, se ele está doente ela sofre e troca tudo pela cura do filho, se ele chora ela chora também e tudo fará para o consolar, etc..

Os misericordiosos:
São aqueles que sem olhar a quem, se compadecem pela necessidade de outrem e tudo fazem por satisfazer essa necessidade, sem esperar nada em troca.

Outro facto importante é que geralmente nós associamos a misericórdia à pobreza material mas, para um cidadão do reino dos céus, ver alguém -ainda que rico e de boa saúde- se dirigindo para o abismo do inferno tem que gerar misericórdia.

alcançarão misericórdia;
Mesmo que a misericórdia é exercida sem interesse ou sem esperar nada em troca, Jesus garante aqui que o cidadão do seu reino, mesericordioso, receberá a misericórdia de Deus.








8 comentários:

Unknown disse...

Muito bom esta definição! Mas realmente estamos bastante longe desta MISERICORDIA que o SENHOR JESUS ensina. ..SENHOR nos da sabedoria para colocar em ações toda esta GRAÇAS!!! AMEM!!!


Unknown disse...

Amém

Unknown disse...

Amém

Unknown disse...

Não entendi muito bem 🤔

Unknown disse...

Muito bem colocado.

Maria goes disse...

ALELUIAAA! ALELUIAA! ALELUIA!

Maria goes disse...

amemmm

Unknown disse...

Bom dia a todos com a graça e paz de nosso Senhor Jesus Cristo. Muito boa essa explicação. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google Analytics Alternative