Existem mesmo 7 pecados capitais?

Os sete pecados capitais, também conhecidos por sete pecados mortais, são uma lista de pecados que a sociedade “designou” como os pecados “proibidos”, ou seja são os pecados que levam á morte; os únicos pecados que não se podem cometer; os pecados que não têm perdão.
Mas será que é assim? Existem 7 pecados capitais?
Os sete pecados capitais : gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja.

Ao longo dos tempos a sociedade, tentou criar a ideia de que quem não cometer um desses pecados não vai para ao inferno… ou seja: podes cometer outro pecado, não há problema, mas se cometeres um desses não há perdão, vais para o inferno. Também “limitou” o significado e "abrangência" dos pecados, para estar “livre” do inferno, (um exemplo é a gula: Olhamos a gula como “comer demais”, mas se bebermos 10 litros de coca-cola por dia, seria gula ou não? Entenderam a ideia da “limitação” e “abrangência”.)

Vamos olhar a história desses sete pecados capitais e sua existência ou não na Bíblia Sagrada.
A única referencia bíblica a que poderíamos dar a designação de  "7 pecados", - mas não capitais ou mortais, ou únicos, ou mais importantes - está em:
Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.



Na verdade não existe na Bíblia uma lista dos sete pecados mortais tal como é conhecida, ou uma referência aos sete pecados capitais tal como são designados, essa lista de sete pecados capitais foi criada pela Igreja Católica. 
-Não pretendo insinuar que quem criou a lista dos sete pecados, a criou com a intenção de “esconder” os outros.- 
Os sete pecados capitais foram formalizados no séc. VI, pelo papa Gregório Magno, tomando por base as Epístolas de São Paulo. Mas a lista só se tornou oficial na Igreja Católica no séc. XIII, com a Suma Teológica, publicado pelo teólogo São Tomás de Aquino. No documento, ele explica que o termo "capital" deriva do latim caput, que significa cabeça, líder ou chefe, o que quer dizer que as sete infrações são as "líderes" de todas as outras.

Só quem comete um dos sete pecados que morre (vai para o inferno)?

A verdade é que a morte é o salario de qualquer pecado, seja ele qual for.
Apesar de ser uma lista “criada” por humanos a verdade é que são pecados, e como qualquer pecado são punidos com a morte -eternidade no inferno-:
Porque o salário do pecado é a morte,…
Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.

Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá

Como vemos pelos versículos acima não existe uma lista de pecados que levam á morte e pecados que não levam á morte. Todos os pecados levam á morte -a vida eterna no inferno- . Ou seja o salário de qualquer pecado é a morte, não apenas de 1, ou 7, ou 10, qualquer um.

Então todo aquele que pecou vai morrer? Quem não pecou?

Primeiro, todos pecaram:
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós

Segundo: Deus na sua misericórdia nos dá a oportunidade de deixar a morte e voltar á vida:
Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e justiçaRestituindo esse ímpio o penhor, indenizando o que furtou, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniqüidade, certamente viverá, não morrerá.
De todos os seus pecados que cometeu não se terá memória contra ele; juízo e justiça fez, certamente viverá.

Em resumo, qualquer pecado gera a morte, e todos pecaram, nem eu nem você estamos inocentes perante Deus, a Bíblia assim o diz, todos pecaram. Mas Deus na sua infinita misericórdia nos dá a oportunidade de deixar a morte e regressar á vida, através do nosso arrependimento:
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Através do sacrifício feito na Cruz por nosso Senhor Jesus Cristo tivemos a oportunidade, de através dele, nos reconciliarmos com Deus.

Se pecaste, - todos pecaram – e estas arrependido de ter pecado contra Deus, a boa noticia é que podes arrepender-te, que podes agora mesmo pedir perdão a Deus, podes pedir a Jesus Cristo que te purifique, aceitar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador da tua vida, entregando-te a Ele para que guie tua vida.

Se achas que não pecaste contra Deus, surpreende-te visitando:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google Analytics Alternative