Pobre de espirito?

Mateus 5:3 - Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

A primeira das bem aventuranças proferidas por Jesus.

Bem-aventurado, que é?
Bem-aventurado pode traduzir-se por extremamente feliz, continuadamente feliz.

Pobre de espírito.

O homem é "composto" de corpo (parte visível), alma -ou coração- (sentimentos e emoções essencialmente) e espírito. O espírito do homem é a parte responsável pela vida espiritual, a parte responsável de efetuar a "ligação" homem - Deus.


O pobre é alguém que reconhece o seu estado de insuficiência perante uma situação e consequentemente a nessecidade de outrem, por exemplo: Um "pobre de vista" reconhece que sua visão é limitada e que tem a necessidade de consultar um oftalmologista e usar óculos.

Logo o pobre de espírito reconhece que espiritualmente -sua ligação com Deus- é nula ou que ele por si só é incapaz de "cuidar" de sua vida espiritual, e que consequentemente precisa de Deus.

Não esqueçamos que Jesus estava falando para judeus, na sua maioria, que por serem descendência de Abraão, julgavam ter "automaticamente" sua vida espiritual "abastada".

Porque deles é o Reino dos céus.

Adão vivia no jardim e comunicava com Deus diariamente, vivia uma vida sem pecado, após o pecado Adão foi expulso do Éden e perdeu o direito a "estar" no "jardim" de Deus.

O pecado é a principal razão pela qual estamos separados de Deus, e o motivo da nossa pobreza espiritual.

Reconhecendo que somos pobres de espírito, reconhecemos que somos pecadores e que precisamos do perdão de Deus, que precisamos de Deus nas nossas vidas. Este é o primeiro passo para a reconciliação com Deus e para alcançar o reino dos céus.

Felizes os que reconhecem a sua situação de pecadores, da sua precariedade espiritual, da sua necessidade do perdão de Deus, da sua necessidade de depender de Deus. Porque estes já deram o primeiro passo para alcançar o reino dos céus.

3 comentários:

Unknown disse...

Pobres de espirito são pessoas de grande sabedoria no mundo físico mas negam a existência de algo superior(após a morte)...bem aventurados porque exploram os mistério de DEUS e desta forma são capazes de alcançar o MESMO,pois não se prendem a ideologias religiosas e com isto tem o pensamento livre de preconceito para abraçar de corpo e alma aquilo que eles investigam...

Uriel Cabral disse...

Que entendimento bizarro

Leonardo Gomes disse...

Terrível interpretação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google Analytics Alternative