Os famintos e sedentos serão saciados

Mateus 5:6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

A quarta das bem-aventuranças proferidas por Jesus.

os que têm fome e sede de justiça:
Sentir fome e sede faz parte da natureza humana. É uma necessidade tem que ser satisfeita, senão morremos. Portanto, sede e fome é uma necessidade que deseja satisfação e que tem de ser saciada continuamente.Neste caso em especial é uma necessidade espiritual, já que Jesus fala do reino dos céus, que é muito desejada e tem de ser satisfeita.



os que têm fome e sede de justiça:
Justiça. Que justiça?
Quando pensamos em justiça, surge a lei, o tribunal, condenação, pagamento, etc.. A justiça humana baseia-se em leis estabelecidas e as consequencias do seu incumprimento. Será que esta justiça a que Jesus se refere é isso? Será que ter fome e sede de justiça é cumprir a lei e ver que a mesma é cumprida pelos outros?

Filipenses 3:5-8
Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, ...
Isaías 64:6
Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; ...

Através dos versículos anteriores podemos ver:
Toda a justiça do humano é como trapo da imundícia perante Deus;
Que Paulo, segundo a lei fariseu, irrepreensível segundo a justiça que há na lei, o considerou escória;

Então só resta uma justiça, que é a justiça do reino dos céus, a justiça Divina. Essa justiça difere da justiça humana de uma forma que ultrapassa em muito o entendimento humano, e somente Deus é responsável, e único capaz, por sua aplicação. E nós só poderemos aceder a esta justiça através da fé em Jesus Cristo.

Romanos 1:16-17
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.

Romanos 3:20-26
Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas  agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

 Logo esta justiça não pode ser a busca de condenação de infratores, o desejo de vingança, não é esse o evangelho de Jesus Cristo. Esta justiça tem mais a ver com justificação, a ação justificadora e transformadora de Deus em nossas vidas e daqueles que nos rodeiam, através da fé em Jesus Cristo.

Serão fartos:
Penso que este versículo responde por si só:
João 6:35
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google Analytics Alternative