O consolo dos que choram

Mateus 5:4
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

A segunda bem-aventurança proferida por Jesus.

Será que o simples fato de chorar nos dá o direito de ser consolados?
Não! A ideia apresentada neste versículo complementa a anterior.
Ver em: Pobres de espirito

Os que choram;
Nesta bem-aventurança o choro demonstra a condição de impotência face a questões impossíveis. Após reconhecer a condição de "pobre de espírito", a reação do homem é o choro.
Este é o choro do arrependimento e do clamor por perdão.


Na primeira das bem-aventuranças vimos :
Reconhecendo que somos pobres de espírito, reconhecemos que somos pecadores e que precisamos do perdão de Deus, que precisamos de Deus nas nossas vidas. Este é o primeiro passo para a reconciliação com Deus e para alcançar o reino dos céus.
Agora com esta bem-aventurança aquele que reconheceu a sua "pobreza espiritual", chora de arrependimento por estar afastado de Deus, por ser pecador, chora por perdão, clama por essa reconciliação.

Serão consolados;
Aquele que vai aos pés de Jesus Cristo, que confessa seus pecados, se arrepende e clama por perdão, que confessa Jesus como seu único Salvador receberá o perdão, o único consolo capaz de "secar" as lágrimas.

 Is 61:1-2
O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes

Para que o abatido seja consolado, é preciso que "habite" com alguém que o arranque da miséria espiritual:

Is 57:15
Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.

Com este segundo passo no caminho ao reino dos céus concluímos:
Felizes os que reconhecem que são pecadores, que precisam de Deus na sua vida, que se arrependem e choram por perdão, que reconhecem e confessam Jesus Cristo como único e suficiente salvador das suas vidas, pois estes receberão o consolo do reino dos céus.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Google Analytics Alternative